terça-feira, 2 de agosto de 2011

Dicas para Comprar a Casa Própria !


Todos sonham em ter uma casa própria, ter o espaço próprio para guardar nossas coisas e receber a quem amamos. Mas por onde começar? O que devo fazer primeiro, escolher a casa ou a financiadora? Casa pronta ou na planta? Aqui vão algumas dicas para compra imóvel.
Antes de tudo você deve avaliar quanto você tem. Quanto mais dinheiro você tiver no início menor serão os juros do financiamento. Ou você pode começar a economizar e juntar dinheiro desde agora, mas se não houver tempo para isso, você pode optar por um empréstimo do banco.
O Fundo de garantia é uma ótima opção, você pode utilizá-lo como entrada, para quitar o débito ou abater o valor das prestações. Se você não sabe como usar o fundo de garantia para comprar imóvel é bem simples. É necessário ter pelo menos 3 anos de registro em carteira. E você não pode ter qualquer outro financiamento imobiliário ativo ou quitado. O valor limite é de 300 mil reais.
Faça o levantamento de quanto você tem e quanto falta. Analise a melhor forma de chegar até esse valor, se é juntando o dinheiro ou usar o crédito imobiliário. A maioria dos bancos possui simulador financiamento de imóvel online em seus sites para que você possa ter uma idéia do valor necessário e como será o parcelamento, as condições, os juros, etc.
Mas antes de fechar o financiamento pesquise os bancos, pois nem sempre o banco onde você é correntista tem as melhores propostas.
Na hora de escolher o imóvel procure nos bairros que você gosta, e fique atento a anúncios de jornal. Escolha o que se encaixar melhor nos seus planos e no seu orçamento. Visite o imóvel diversas vezes, em diferentes horários. Preste atenção também nos detalhes como a ventilação da casa, iluminação e segurança do bairro.
Outra dica é procurar pelo Programa Minha Casa Minha vida da CAIXA, o programa de financiamento foi desenvolvido para famílias de baixa renda, onde o financiamento possui parcelas com um baixo valor e compra na planta, mas para isso você não pode ter qualquer outro imóvel sendo comprado.
Uma vez escolhido o imóvel negocie com o corretor. É possível conseguir grandes vantagens negociando. Outro ponto importante é investigar a documentação do imóvel, junto ao cartório de registro de imóveis.
Por fim, na hora de assinar o contrato se possível peça para que um advogado ou um correspondente  de uma olhada. Depois todas as precauções tomadas você pode comprá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário